Branding: o que é? Como surgiu? Para quê serve?

Branding é o processo de construção de uma marca para determinada empresa, serviço ou produto.

Branding é a construção da sua história, do seu propósito e da sua promessa aos seus consumidores.

Sendo Branding o processo de construção da sua marca, o que é marca? Marca é aquilo que seus consumidores dizem que é, não o que você pensa ou diz ser. Uma marca consistente irá moldar o seu negócio, guiar os seus investimentos e irá te ajudar a crescer de uma forma mais próspera e eficiente.

Você tem uma história para contar e uma missão para cumprir nesse mundo. Você tem o poder de engajar e inspirar a sua audiência, independente do seu tamanho, através de uma mensagem ativa focada nos seus objetivos.

Pense, por exemplo nos grandes nomes como Nike, Apple, Coca-Cola, Virgin, Itaú, Vale, Havaianas. Como você se sente ao ler o nome dessas empresas? O que vem à sua mente? Quais sentimentos afloram do seu peito? Todas elas trabalham seus principais atributos para comunicar uma mensagem que transmitirá sensações e desejos que influenciarão sua compra futura.

Branding é gestão da percepção.

O autor Simon Sinek criou uma estrutura de visualização que ele batizou de "The Golden Circle" (o círculo de ouro, em português) onde ele dizia que as grandes empresas conhecem e comunicam o Por quê delas fazerem o que fazem. Por isso são bem sucedidas.

Pense na sua própria experiência. Você sabe aquilo que você faz (o seu "o que"), e provavelmente também sabe como você faz. Mas quando chegamos no núcleo do círculo, a dificuldade aumenta. Por que você faz o que faz?

"Uma marca é a percepção que determinadas pessoas possuem de uma empresa, serviço ou produto."

Marty Neumeier

Analisar o por quê de você fazer o que faz é o principal gatilho para você utilizar em sua comunicação. Esse por quê fará com que as pessoas comprem sua ideia de mundo e compartilhem com amigos e familiares. Por que você acha que a Apple ganhou tamanha notoriedade desde sua criação? Pois sempre houve a preocupação com a mensagem de "desafiar o status quo", incentivando que os "desajustados, os rebeldes e os criativos" firmassem seu amor pela marca.

É essa a função do Branding. Criar valor e encontrar o por quê de cada empresa.

Esse processo costuma levar tempo pois nem sempre as respostas surgem de uma caixinha mágica.

Faça essas perguntas a si mesmo na próxima vez que você pensar na sua marca: Por que seus consumidores compram de você ao invés dos seus concorrentes? O que seus consumidores realmente pensam da sua marca? Como seus consumidores descreveriam sua marca para os seus amigos? Qual impacto você está tentando produzir na sua área de atuação? Os seus consumidores realmente se importam com você? Todas essas questões devem ser respondidas no andar dessa carruagem para alcançarmos uma posição na cabeça dos nossos consumidores.

Veja esse vídeo:

Como posicionar uma marca no mercado?

Posicionamento é um sistema organizado que busca encontrar janelas na mente dos consumidores. E a comunicação só pode ser efetivamente entregue se colocada da forma correta e pra pessoa certa.

VEJA O VÍDEO

Posicionar-se é estar na janela mental do seu cliente.

Uma das melhores formas de você aprimorar suas vendas e seu marketing é focando no posicionamento da sua marca. Esse é um assunto mais complexo na área de Branding mas é interessante nós abordamos aqui alguns conceitos que podem elucidar alguns pontos.

Pare pra pensar por um instante na quantidade de informação que a gente consome hoje. O antigo CEO do Google, Eric Schmidt, certa vez disse: "mais dados foram criados nos últimos dois anos do que nos últimos cinco mil anos da humanidade". O que isso significa? Que nós estamos expostos à informações em uma semana do que todos os nossos ancestrais juntos durante toda vossa vida.

É estimado que o cidadão médio esteja exposto a pelo menos 5 mil estímulos visuais por dia e apenas 12 deles fazem sentido pra nós ou nos fazem sentirmos engajados. Esses dados são da empresa SJ Insights, não meus. Agora pense: para um empresário, isso é uma péssima notícia, certo? Por isso se posicionar é tão importante.

O importante é comunicar sua "big idea".

Nos dias de hoje é fácil ganhar acesso à uma audiência, porém, é mais difícil conseguir sua atenção. Nesse novo paradigma, não é sobre fazer as mesmas coisas que fazíamos antes através desses múltiplos canais. É sobre comunicar a sua "Big Idea" onde esses novos canais acabam facilitando a propagação da sua mensagem. E tudo isso começa com o posicionamento. Lembre que posicionar sua marca é ter um espaço específico na cabeça de quem irá comprar de você. Esse conceito de posicionamento já está presente desde 1976 e foi cunhado pelo autor Jack Trout e Al Ries;

O segredo é que a sua mensagem deve ser simples e direta. Você não pode complicar a mensagem, mas deixa-la o mais mastigável possível. Se há uma conversa por aí a fora que você não gosta, você pode muda-la (como diria o Don Draper da série Mad Men). Você tem a habilidade de fazer isso. Essa é a beleza da sociedade atual. Ela te provê ferramentas úteis para todo tipo de empreendedor. Você pode participar da conversa, opinar, moldar e aprender. Essa é a forma que você pode posicionar sua marca no mercado de forma a alcançar o coração das pessoas.

 

E dá para ganhar dinheiro com isso?

Dá. E muito dinheiro! Você pode se tornar um expert no assunto através de diversos campos de atuação na área de Branding pois é um processo que alia design, estratégia e implementação. Você acaba se tornando um parceiro do seu cliente do que somente um tomador de ordens. É como se você evoluísse para o próximo nível e poderá agregar muito mais valor aos seus serviços e consequentemente aumentar a sua margem de lucro. No entanto, você terá de se esforçar, terá de ler, de se especializar pois, assim como um médico, você quer ser lembrado pelo o que faz de melhor.

E quando falamos de especialização, por que você deve se especializar? Pois assim como em hollywood ou na F1, as empresas que ganham mais respeito são aquelas que estão focadas em uma única área. E a fazem extremamente bem! Pra você se especializar em algo você terá de botar todo o seu esforço e tentar ser o melhor nessa área. Seu objetivo profissional poderá mudar ao longo do caminho, mas o foco permanece. Lembre-se que suas ideias valem muito dinheiro e que você não deve oferece-las de graça para seus clientes. É através delas que você atingirá os resultados dos clientes.

Veja esse vídeo:

Suas ideias valem muito dinheiro e você nem sabe como.

Você por acaso já tentou vender ao cliente uma ideia sem ele nem ter te pago nada por isso? Pois é. Eu já. Isso é uma prática muito comum nessa indústria e em outras áreas onde há prestação de serviço.

VEJA O VÍDEO

Experimente pesquisar no Google a quantidade de distinções que você encontrará para o termo "Branding". Você encontrará milhões de opções disponíveis e aquelas que se especializam possuem maiores chances de sucesso no longo prazo. Mesmo que você, assim como eu, seja um criativo e deteste ter de fazer o mesmo trabalho repetidamente por diversas horas, eu te garanto que se especializando você permanecerá muito mais facilmente na cabeça do seu potencial cliente e será lembrado como um profissional muito mais confiável e digno de valor.

Comece aqui

Aqui está o seu caminho para se tornar um bom estrategista de marcas e começar a trabalhar com Branding.

Eu não estou aqui somente para te incentivar a começar nessa área mas para te guiar a tomar as melhores decisões possíveis.

Faculdade? Pra quê se tem na internet?

Eu nunca tive muito o espírito de seguir os caminhos ditados pelos meus pais. Sempre fui meio rebelde e quis encontrar minhas próprias soluções. Graças a Deus eu tive a oportunidade para isso e, mesmo passando pela universidade federal, confesso que saí de lá tão confuso quanto entrei. Portanto, eu sugiro que você pense muito bem antes de ingressar em uma universidade e dispender quatro anos da sua vida em uma dessas instituições. Existem boas faculdades pelo Brasil? É claro que sim. Inclusive a na área de marketing e gerenciamento de marcas as estruturas curriculares são excelentes.

Qual é o benefício de você cursar então uma faculdade? Em uma palavra: Networking. Você terá acesso a diversos professores e tutores, bem como um corpo de alunos que poderá te influenciar e gerar parcerias futuras. Mas dá para contarmos nos dedos os alunos que de fato se tornam estudantes sérios num ambiente como o universitário. Com a disseminação em massa da internet, no entanto, fica muito mais fácil você programar um cronograma de estudos e entrar em contato com aqueles profissionais que você considera ser um ponto de partida.

 

Aqui é o que eu recomendo:

01 - Comece pelo final.

Se você considera que não se encaixa no sistema formal de ensino, eu recomendo que você comece pensando em como você gostaria de terminar sua carreira. Por exemplo, que empresas você gostaria de trabalhar? Que tipo de trabalho eles produzem? Como você entraria em contato com eles? Como eles descrevem o trabalho que fazem?. Você tendo ideia desses pontos você já consegue ter uma ideia básica de como começar os estudos e como funciona esse tipo de trabalho.

02 - Ganhe experiência na área

Quando você começa em qualquer área nova, você se depara com inúmeras dificuldades e incertezas e provavelmente começará do ponto inicial: como estagiário ou assistente. Não se espante, é assim mesmo. Tenha em mente sempre observar o que os seus colegas de trabalho e superiores estão fazendo. Faça perguntas sempre que algo ressoar em sua cabeça ou tiver dúvidas. Chegue primeiro que todo mundo e saia mais tarde, aprenda a desenvolver suas ideias e veja como as pessoas à sua volta conseguem traduzi-las de forma que seus parceiros entendam.

03 - Aprenda sobre Marketing Digital, Copy e Design

Essas três áreas estão intimamente ligadas e te ajudarão muito na hora de montar a sua própria marca ou trabalhar para um outro cliente. Eu defendo que você tem de ser um "profissional T". Ou seja, você se aprofundar em Branding mas ter noções suficientemente amplas das suas áreas complementares. Dessa forma você conseguirá se expressar melhor, identificar problemas, resolver atritos, contratar pessoal e entregar um projeto muito mais completo.

04 - Estude persuasão e psicologia humana.

Nós somos seres imperfeitos, mas seguimos determinados padrões. Por exemplo, diretores de arte sabem que uma pessoa irá manter seus olhos em uma pessoa em determinado anúncio ou imagem. Quando você usa uma imagem de uma pessoa olhando diretamente pra você em sua página de vendas, o usuário irá fixar sua visão nos olhos do personagem. A mesma coisa acontece se um bom discurso de marca estiver alinhado e uma estratégia de branding for bem sucedida. Aprenda esses padrões humanos de comportamento e utilize-os a seu favor no seu próximo projeto.

A escolha é sua

Quer aprender sobre Branding?

Aqui estão alguns das minhas ferramentas e cursos que te ajudarão a iniciar na carreira ou, se você já estiver mais avançado, a ganhar ainda mais clareza dos processos.

Construção de Marcas para Microempresários

Se torne a autoridade no seu mercado sem perder leads ou conversões.

QUERO COMPRAR AGORA
Alguns livros

Expanda seu conhecimento.

Os livros abaixo tratam exatamente do tema abordado até aqui. São de leitura obrigatória e já venderam milhões de cópias ao redor do mundo.

Brand Gap - Marty Neumeier

Aprenda a construir uma marca de uma forma prática com o framework do autor.

COMPRAR AGORA

Zag - Marty Neumeier

Aprenda a repensar sua marca de forma a ganhar diferenciação no mercado.

COMPRAR AGORA
Label do Aprenda

Title da Consultoria

Description da Consultoria

TEXTO DO BOTÃO