Use o Design a favor do seu site.

Se você está usando o design a favor do seu site, parabéns, você está no caminho certo.

Você sabia que com a ajuda do design você consegue taxas de conversões muito maiores para seu site, né? Te explico como.

Para aumentar suas conversões, invista nas primeiras impressões

De acordo com uma pesquisa da revista Nature [1] que datava de antes de 2010, leva apenas 0.1 segundos para formar uma primeira impressão de uma pessoa.

Na internet esse número tempo é ainda menor: 0.05 segundos [2].

A primeira impressão que a pessoa forma sobre seu site depende de uma quantidade enorme de fatores: cores, espaçamento, quantidade de texto, qualidade das imagens, conteúdo relevante, tipografia legível, simetria, hierarquia visual, etc.

Se você não consegue mudar todos esses fatores (e descobrir qual deles realmente está impactando sua performance é muito difícil) aqui estão algumas coisas que você pode fazer para mitigar o problema.

1 – Melhore a primeira dobra da sua página

66% [3] dos usuários gastam seu tempo abaixo da primeira dobra de um site. Porém eles só o fazem quando encontram algo (na primeira dobra) que aguce a produzirem alguma ação.

Para você melhorar a primeira parte do seu site, aqui vão algumas dicas:

1.1 – Use sugestões visuais para provocar uma ação.

Um método poderoso para fazer com que as pessoas passem mais tempo na sua página é encorajá-las a tomarem uma ação através de sugestões visuais.

Dê uma olhada na página do Mailchimp (janeiro/2019):

(imagem site mailchimp)

Você nota que à direita eles possuem uma animação em loop e um botão logo abaixo do texto H1 com o texto “sign up free”.

Todos esses elementos aguçam a imaginação do usuário e facilitam que o usuário ou tome uma ação ou role a página para baixo buscando mais informações.

Uma outra tática pode ser também adicionar uma seta apontando para baixo para mostrar que você possui mais conteúdo para mostrar ao potencial cliente.

1.2 – Use animações para alterar o conteúdo da página

Uma técnica muito usada por vários webdesigners é utilizar animações de transição entre um conteúdo e outro. Dê uma olhada na página da marca Ditto:

(imagem site dito)

Essa é uma maneira mais espera não apenas de mostrar ao seu cliente seu tipo de negócio mas também mantê-los interessados na solução que você tem a oferecer.

2 – Melhore a velocidade do seu site.

A velocidade de um site é crucial e determinante para que ele receba visitas todos os dias.

De acordo com o Kiss Metrics [4], 40% das pessoas abandonam um site que leva mais de 3s para carregar.

De forma mais simplória, a velocidade do seu site importa. E as vezes essa velocidade está relacionada com questões de design e não de desenvolvimento.

Veja algumas dicas para melhorar a parte visual da sua página.

2.1 – Use textos ao invés de imagens e vídeos.

Suas imagens são, geralmente, as maiores culpadas do seu site estar mais lento. Se você quer que seus visitantes passem mais tempo navegando na sua página, tente remover suas imagens que se encontram na primeira dobra e substitua por textos.

2.2 – Use o ícones em CSS em vez de imagens.

Se você está usando ícones na sua página você poderá ter um grande impacto negativo na sua performance. Uma forma de solucionar é trocando-os por códigos CSS.

Como?

Antes, uma explicação: Ícones vetorizados são salvos como imagens, isso aumenta o peso da sua página e aumenta o tempo de carregamento.

Usando ícones gerados com CSS você minimiza os requerimentos internos que o site precisa fazer para que o servidor onde ele está hospedado apresente as informações requeridas.

2.3 – Use padrões de design que sejam familiares

De acordo com uma pesquisa do Google, os usuários tem uma impressão melhor do seu site quando eles reconhecem padrões que eles já notaram antes em outras páginas.

Resumindo: faça seu site parecer simples e familiar. Se você for pelo caminho da inovação, com layouts super complexos e não convencionais, as pessoas estarão menos propensas a passarem o tempo delas navegando pela sua página.

Observe como as páginas das grandes empresas montam seus designs e experimente seguir alguns desses exemplos na sua página.

Eu continuarei este artigo num próximo artigo.

Por enquanto, o que você acha dessas dicas?

Fontes:

[1]: https://www.theguardian.com/science/2006/aug/23/usnews.internationalnews

[2]: https://www.nature.com/news/2006/060109/full/060109-13.html

[3]: https://blog.kissmetrics.com/loading-time/

Fechar Menu