Matherial Theming: O novo Design do Google.

matherial theming o novo design do google

Dias atrás o Google apresentou uma grande reformulação na sua linguagem visual de Material Design com uma nova ferramenta chamada Material Theming

Material Theming, a grosso modo, é um plugin para o aplicativo de criação de interfaces Sketch. Ele permite que os designers adicionem uma grande variedade de recursos ao seu trabalho enquanto continuam usando o sistema de design do Google.

Material Theming: O novo design do Google 1

Os designers de aplicativos (ui designers) podem agora usar as ferramentas e os controles deslizantes do plugin para personalizar seu próprio trabalho, desde a criação de novos tipos de botões ou a aplicação de cores personalizadas com facilidade de dimensionamento e ajuste de letras e objetos.

As mudanças podem parecer insignificantes, mas injetam nova flexibilidade e personalização nos aplicativos Android, sites e até no Material Design importados para iOS. E isso é fundamental, porque o Material Theming foi projeto para lidar com uma das grandes falhas do Material Design: ser monótono.

Às vezes era difícil distinguir o design de um aplicativo ou outro. Tudo parecia o Google, não importa a função do aplicativo. Já o Theming permite que o Google pareça diferente pela capacidade de múltiplos recursos gráficos.

O Material Design agora pode parecer atraente e condizendo com o conteúdo de um blog vegano, ou no design de um jornal com aspecto gótico, ou ainda revestido de um rosa brilhante para um blog que fale de temas infantis ou joviais.

Em breve veremos opções para adicionar animações, controles de profundidade, sombras e traços e até mesmo novos materiais para as interfaces como vidro, madeira e tecidos.

Material Theming: O novo design do Google 2

O Material Theming é mais simples de implementar do que o Material Design. O plugin usa um algoritmo para tornar seu design legível e de bom gosto enquanto você personaliza seu projeto, garantindo que cada componente complemente o outro. Esses componentes são mais completos. Enquanto você estiver trabalhando no Sketch, eles serão copiados em todas as suas plataformas, independente de um aplicativo, site ou iOS.

Em suma, o Google está transformando o material design em uma ferramenta útil.

Os problemas do Material Design

o que um sistema de design

Quando o Google lançou o Material Design em 2014, tornou-se um marco para a empresa. Foi a primeira vez que o Google fez uma tentativa séria de unificar todos os seus produtos com o mesmo fio condutor – uma filosofia de alto nível de que uma interface de usuário deveria ser tratada como um objeto tangível, como papel.

Na verdade, levou cerca de quatro anos para que todos os serviços do Google adotassem o Material Design, mas o resultado foi uma vitória para a empresa.  Os desenvolvedores implementaram o Material Design em milhões de aplicativos, enquanto o Google ganhou a reputação de uma empresa que trata o design tão bem quanto a Apple.

Como o próprio Google diz, há duas alhas no Material Design. Primeiro, enquanto a empresa oferecia muita documentação sobre o design, muitas regras e elementos de interface eram difíceis de serem implementadas pelos desenvolvedores.

O Google não transformou o Material Design em algo que pudesse ser arrastado e solto em um aplicativo logo quando foi lançado e, como resultado, havia uma quantidade surpreendente de disparidades – o Google contou 3 mil versões diferentes do “botão de ação” central que os desenvolvedores tinham feito por conta própria, com tamanhos variados e sombras.

Tenha em mente que o botão de ação é apenas um círculo com um sinal de positivo. E, no entanto, implementar este botão foi uma catástrofe. Por mais direto que o Material Design parecia, todo desenvolvedor tinha sua própria interpretação dele.

Em segundo lugar, o Google ouviu de desenvolvedores que estavam preocupados que eles não pudessem escolher uma cor ou tipo de letra – eles não se sentiam livres ou confiantes em personalizar o Material Design. Como resultado, o Material Design rapidamente se tornou obsoleto, previsível e monótono. Os desenvolvedores pareciam o Google. O Google parecia com os desenvolvedores. Essas marcas não eram suas.

Material Theming

A ideia central do novo design do Google é a capacidade de ajustar a cor, tipografia e a forma do seu design por meio de múltiplas guias de controle de simples manuseio através de um plugin para o Sketch.

Material Theming: O novo design do Google 3

As mudanças que você pode fazer realmente influencia seu projeto por causa do algoritmo desenvolvido pelo Google. Então, tudo que você cria é vinculado à biblioteca de material design do Google no Github para que os desenvolvedores possam codificar facilmente.

O novo plugin é mais como um facilitador: você escolhe as cores que precisará no projeto e o google oferece as combinações possíveis e onde essas combinações melhor se encaixam dentro do seu projeto de interface ou site.

As formas dos botões não precisam ser geométricas, o plugin oferece a opção de serem orgânicas ao mesmo tempo que após você criar o projeto, esses elementos criados não atrapalhem uma animação ou cortem um texto da tela.

Agora, o Theme Editor permite que você importe qualquer tipo de letra do seu computador diretamente para o seu aplicativo, e ele será dimensionado apropriadamente para uso nos cabeçalhos e na cópia do corpo.

A ambição maior do Material Theming é que o algoritmo utilizado pela plataforma consiga identificar e criar mundos próprios para as marcas que o usarem. Por ex: o algoritmo poderá criar momentos de foco e atenção a determinada tarefa dentro de um aplicativo por que percebe que o usuário se identifica com aquele tipo de conteúdo ou atividade realizada, ou criar um mundo visual que parece adequado à mensagem que determinada marca quer passar ao seu usuário.

São desafios grandes a serem conquistados. Mas o novo Material Theming parece ser uma grande aposta do Google para implementação de uma cultura visual muito mais acurada e dinâmica.

Fonte:
https://www.fastcodesign.com
https://material.angularjs.org

Fechar Menu