Como se destacar sendo um designer iniciante?

como se destacar sendo um designer iniciante

Como se destacar sendo um designer iniciante? Todo início de alguma atividade sempre será massacrante. Com o design não é diferente. Você irá se candidatar a inúmeras vagas de emprego com o objetivo de ganhar experiência e alcançar um patamar entre os grandes, certo? É o esperado.

Este processo pode ser tremendamente desanimador. Designers em geral possuem ótimas habilidades em criar aplicativos maravilhosos mas que vez ou outra acabam engavetados. Mas não desista. Os designers precisam tentar preencher o abismo que existe entre os sêniors e os talentos iniciantes.

Como resultado, muitas empresas irão focar seus esforços de busca de novos talentos. Não se desespere. E não finja que você sabe tudo. As empresas sabem que você não sabe.

É evidente que você precisa de um currículo ou ao menos um portfolio descente que incluam suas realizações, trabalhos de faculdade (ou pessoais), explorações de design, gostos pessoais, etc. É interessante você também praticar suas habilidades de entrevista e ser capaz de liderar uma discussão de design em um quadro branco. Lembre-se que a prática leva à perfeição.

Geralmente os gerentes esperam encontrar essas informações no seu site:

Clareza. Este tópico não trata apenas de seu processo estar bem explicado. É também relacionado a descobrir e compreender percepções que levem a melhores produtos. Tenha certeza de destacar as perguntas que você fez durante o processo de criação de algum projeto e que levaram a insights criativos. O processo é importante, mas poucos visitantes do seu site estão lendo três parágrafos sobre sua terceira ou quarta persona. Concentre-se na descrição do problema, nas explorações de design, nos testes de aplicação e na solução que você encontrou.

Competência. Cubra o básico. Mostre o trabalho que você fez, seja profissional ou pessoal, para ganhar experiência. Descreva sua jornada através do processo de design. Como você chegou a uma solução geralmente é muito mais importante nessas circunstâncias do que o brilho que seu elemento possui na tela.

Conduza. Talvez você não tenha criado um aplicativo para dispositivos móveis a partir do zero. Talvez você não tenha trabalhado com uma equipe em software corporativo. Você já fez alguma dessas coisas? Procure fazer projetos paralelos apenas por diversão. Mostre que você reconheceu as deficiências de um projeto e tomou medidas para resolver o problema encontrado.

Quando profissionais observam seu site, os olhos deles examinam a página em busca de clareza, competência e motivação. Torne essas coisas o mais óbvias possível pois seu site só recebe uma breve olhada junto de dezenas de abas abertas também buscando atenção.

Todo projeto tem nuances e desafios únicos. É nisso que você deverá focar seus esforços e se concentrar. Fazer testes de usuários ou definir suas personas é somente um desafio a mais. Não perca tempo explicando como foi este processo.

Lembre-se de não colocar em seu portfolio muito projetos de diferentes áreas de atuação. Isso pode denegrir sua imagem. Se você gosta de produzir aplicativos, tente mostrar somente essa variável do design. Não arrisque colocar projetos de aplicativos junto de projetos de retoque criativo, seu lead provavelmente ficará confuso e não saberá exatamente no que você se destaca.

Sempre mostre seus melhores projetos, destaque os desafios específicos de cada um deles e explique o processo que você passou para chegar no resultado.